terça-feira, 11 de dezembro de 2012

A Feira da Prata


A foto esta no endereço http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=87871079
Postada por EVERSON POMBO

A Feira da Prata é a segunda maior e mais tradicional feira de Campina Grande. Localizada em um bairro considerado nobre de nossa cidade, o bairro da Prata, a feira funciona todos os dias da semana, embora a sua apoteose aconteça mesmo aos domingos. A feira é bem antiga. Ela existe a mais de 50 anos e é considerada um patrimônio de nossa história econômica, social e cultural. Ficou famosa pelo comércio de produtos regionais, principalmente do ramo de hortifrutigranjeiros. Mas a feira abriga também uma série de outras atividades. Barracas de artesanato, de caldo de cana com pastel, de ervas medicinais e roupas de todo tipo se espalham pelo entorno da feira. Além dessa diversidade toda, a feira é também um importante centro gastronômico de nossa cidade. Na praça de alimentação é possível saborear o melhor da comida regional e local: mocotó, inhame com carne de sol, galinha com feijão verde e caldinhos de todo tipo, servidos sempre com uma cerveja bem gelada e uma boa cachaça brejeira.  



Tem cada figura...!





Outra atração da feira é a bem conhecida "feira de trocas". É demais. Espalhados pelo chão ou em barracas improvisadas, você encontra de tudo: peças usadas de bicicleta, celular velho, cano quebrado, revistas, discos, pias e bacias sanitárias usadas, roupas, equipamentos eletrônicos, uma tralheira que não tem fim. É incrível o que se pode encontrar por lá. Você dá uma voltinha e as propostas brotam de todo lado: compramos, vendemos, trocamos, fazemos qualquer negócio.








O bairro da Prata é considerado um bairro nobre de Campina. Localizado bem próximo ao centro e de onde se pode ter uma vista privileciada da cidade, a Prata vem passando nos últimos anos por uma enorme metamorfose. Por um lado, ela passa por um processo enorme de verticalização, com predios enormes, residenciais e de negócios. Por outro ela se torna cada vez mais um bairro com forte vocação para os serviços de saúde. Hospitais, clínicas médicas, laboratórios e consultórios médicos se espalham por suas ruas. Além disso, é na Prata que se encontra o "Estadual da Prata", maior e mais tradicional escola pública do município, além da feira mais charmosa da cidade.






O passeio pela feira é obrigatório para quem que mergulhar na cultura popular de nosso município, manter contato com a nossa gente e conhecer uma de suas mais fortes vocações econômicas, o comércio livre. Afinal, a nossa cidade não nasce em torno de uma rua e de uma feira? Conversas a parte, uma coisa é mais do que certa. Não dá pra sair da feira sem tomar um caldo de cana com pão doce ou tomar um suco com cachorro-quente ou coxinha. E não precisa andar muito para encontrar. Só não vale pedir fiado. Isso não!




Nenhum comentário:

Postar um comentário